SITE ODONTOLOGIA BRASIL
 
 

CADASTRO  ::   CLASSIFICADOS  ::   FALE CONOSCO   ::   PARTICIPE   ::   ANUNCIE
:. Página Inicial
:. Adicionar aos Favoritos
Google
  CIENTÍFICA
  Cursos
  Fórum
  Links

 
  WEBTURMAS
  Mural

  Turmas
  
  SERVIÇOS
  
  UTILIDADES
  
 
 
Artigos

RONCO E APNÉIA DO SONO, APARELHO ORAL É UMA NOVA OPÇÃO DE TRATAMENTO

O Ronco e a Síndrome da Apnéia do sono tem sido muito discutido no Brasil e no mundo na atualidade. Este problema, além dos transtornos sociais e psicológicos, trás conseqüências físicas para o paciente (hipertensão, arritmias cardíacas e AVC).

NA ERA DAS INFECÇÕES... LUVAS?

A luva se constitui na melhor barreira mecânica para as mãos. Funcionando como uma barreira primária, tem por finalidade a proteção do profissional e de seus pacientes quando forem tocar em sangue, saliva, mucosas e tecidos.

SUPERANDO OS DESAJUSTES DO MERCADO DE TRABALHO EM ODONTOLOGIA

O presente trabalho objetiva analisar diferentes aspectos da atual realidade profissional da odontologia, contextualizando a odontologia brasileira, com ênfase em aspectos como educação continuada, valorização profissional e adequação ao mercado.

EXPRESSÕES INADEQUADAS COMUMENTE USADAS EM ODONTOLOGIA

Expressões como: materiais dentários, clínica dentária, doença periodontal, doença gengival, cárie superficial, saúde mental e outras de uso rotineiro são consideradas inadequadas. O Dr. Luiz Soares Vianna justifica suas colocações.

LAVAR AS MÃOS? "PRÁ QUE?"
Dentre as precauções padrões, a antissepsia das mãos representa o primeiro passo e uma das principais e mais eficazes medidas para um bom controle da infecção cruzada no consultório odontológico, estando amplamente fundamentada na literatura.
A ACUPUNTURA NA ODONTOLOGIA
Para estabelecer a importância da acupuntura na dor orofacial deve-se conhecer uma classificação que permita diferenciar as diversas dores do segmento, para que possamos determinar qual o papel dessa técnica milenar em nossa abordagem terapêutica.
A ERA PÓS-GENÔMICA NO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO.
A determinação da seqüência de nucleotídeos que compõem o genoma humano, no ano de 2001, foi tido como um dos maiores avanços científicos e tecnológicos do século XX. As próximas décadas serão marcadas pelo impacto que o conhecimento gerado durante este e outros projetos de sequenciamento de genomas irão causar na nossa sociedade.
A GRAVIDEZ AFETA A SAÚDE DOS DENTES?
Não, o dito popular “a cada gravidez se perde um dente” não é verdadeiro. Embora a piora da condição de saúde bucal seja freqüentemente observada durante a gravidez e logo após o nascimento da criança, a gravidez por si só não provoca problemas nos dentes nem nas gengivas.

COMPLICAÇÕES BUCAIS NO TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO.

Dentre as condutas utilizadas para o tratamento do câncer, a quimioterapia e a radioterapia são responsáveis por inibirem o crescimento ou destruírem totalmente as células neoplásicas. No entanto, essas terapias não diferenciam as células neoplásicas das células normais que se proliferam rapidamente, como as mucosas da boca ou da medula óssea, por exemplo.

UM ALERTA AOS PROFISSIONAIS: OS DEZ MANDAMENTOS DA DOCUMENTAÇÃO.
Em função da responsabilidade do cirurgião dentista, existem normas éticas e legais que o orientam no exercício de sua profissão. Dentre elas, as que dizem respeito à elaboração de receitas e atestados, ao preenchimento da ficha clínica, entre outras, demonstram a necessidade de haver um cuidado especial com a sua documentação em um tríplice aspecto: clínico, administrativo e legal.
O CIRURGIÃO DENTISTA DEVE FICAR ATENTO AOS SINAIS DE BULIMIA NERVOSA.
Dentro de um quadro de Bulimia Nervosa, pode-se notar alterações do sistema gastrointestinal, como esofagite, gastrite e sangramentos intestinais, alterações hormonais e psíquicas – depressão, ansiedade são aspectos muito comuns apresentados por esse tipo de paciente. Além disso, o bulímico apresenta alterações dentárias muito peculiares.
EXERÇA CLÍNICA COM TRANQÜILIDADE, DOCUMENTE-SE E ESTEJA "SEGURO".
Temos notado que, em muitas situações, nosso colega se vê desamparado, por estar sem uma documentação adequada no nível que o judiciário exige. É pôr essa razão, que sugerimos que essa documentação passe a revestir-se das características de um “prontuário”, apto a desempenhar a função referida.
ENTENDA MELHOR OS ARQUIVOS ELETRÔNICOS AUTENTICADOS.
No passado, questionou-se o valor legal dos arquivos digitais pela facilidade com que se podia modificá-los. Recentemente foi instituída, em âmbito internacional, a autenticação dos arquivos digitais, o que os torna imutáveis e com validade jurídica.
RUÍDO NOS CONSULTÓRIOS PODE COMPROMETER A AUDIÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA
A exposição freqüente a ruídos, principalmente aos mais agudos, pode levar a uma perda auditiva progressiva, permanente e, o que é pior, irreversível. Embora os ruídos de baixa freqüência causem menos incômodo ao ouvido humano, também acarretam lesões – dependendo da intensidade da pressão sonora e da predisposição de cada pessoa.
ANALGESIA RELATIVA POR ÓXIDO-NITROSO/OXIGÊNIO
É uma técnica destinada a diminuir o medo e a ansiedade do paciente frente ao tratamento odontológico. A analgesia relativa é administrada através de uma mascara nasal desenvolvida para a odontologia e utiliza o gás oxido nitroso (N2O) em conjunto com oxigênio provocando leve e estável sedação no paciente.
CHUPETA: BANDIDA OU MOCINHA?
Atualmente, a chupeta é uma peça que faz parte do enxoval de todo bebê. As diferentes marcas, formas, cores e desenhos têm despertado uma atração irresistível para as mamães, mas, ao mesmo tempo, se confundem, no momento da escolha. Criticada por uns e indicada por outros, seria a chupeta uma verdadeira vilã ou uma simples mocinha?
LESÕES CERVICAIS E HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA
A hipersensibilidade dentinária em dentes com lesões cervicais é um problema constante e crescente na clínica odontológica. A perda de estrutura dentinária na região cervical pode se dar por um processo de cárie, por abrasão, por erosão, por abfração ou pela associação de dois ou mais fatores.
GENGIVITE ULCERATIVA NECROSANTE AGUDA - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) é uma doença infecciosa que resulta em gengivite aguda, sendo caracterizada por ulceração e necrose da margem gengival e destruição das papilas interdentais. Originariamente foi confundida com as manifestações bucais do escorbuto, porém a partir do momento em que se suspeitou da participação de microorganismos, delineou-se uma nova entidade patológica relacionada aos tecidos gengivais.
PARTICIPE
Envie seus artigos para a equipe webodonto.com e veja eles publicados.
CONSULTE
Agora temos o DEF on-line para consulta a qualquer momento.
NOTÍCIAS
Encontre manchetes e notícias de diversas fontes. Mantenha-se atualizado.
DOWNLOADS
Confira o Manual de Biossegurança e Prontuário Odontológico elaborado pelo CFO.
CONGRESSOS
Os principais congressos nacionais e internacionais estão agendados aqui!!
 
 

IMPRIMIR   ::   TOPO   ::   PÁGINA INICIAL   ::   FALE CONOSCO   ::   ANUNCIE
Todos os direitos reservados. Copyright© 2002/2005, www.webodonto.com ®